Quantcast

Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Gestão da Qualidade
Boa tarde!!!

Possuo um sistema que gero arquivo texto de cada consulta realizada e gravo
numa pasta. Simultaneamente a esta gravação, eu quero pegar este arquivo e
já imprimir na impressora padrão cadastrada em meu Windows. Utilizo o PHP e
o Apache diretamente no meu windows. No Linux eu fazia isso com os "pés nas
costas", usando apenas "lp -d $impressora $arquivo". Agora no windows eu não
consigo. Existe alguma forma simples para isso??? Ou ficarei impossibilitado
de usar este recurso???

Obrigado pela atenção,

--
Carlos Augusto Falcão da Silva
Gestão da Qualidade

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Anderson Franco
Olá Carlos

No Windows vc pode usar o print.exe

Exemplos:

print.exe arquivo.txt

print.exe /d:lpt2 arquivo.txt

print.exe /d:\\servidor\laser arquivo.txt

Abraços,
Anderson Franco
Web Developer

Franco Tecnologia Bras. e Com. LTDA
Phone / Fax: +55 (19) 3455 2262
Email: [hidden email]
MSN/GTalk: [hidden email]
Skype: francotecnologia

2008/12/15 Guto Falcão - Gestão da Qualidade <[hidden email]>

> [...]
> não
> consigo. Existe alguma forma simples para isso??? Ou ficarei

RES: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Gestão da Qualidade
Acho que não fui muito claro na exposição do problema. Eu preciso imprimir
via PHP. Meu sistema gera o arquivo texto e, no linux (via PHP), usando a
linha "lp -d bla" eu imprimia direto. Agora eu não consigo no Windows. Já vi
que existe a função "printer" exclusivamente para Windows. Mas eu tentei o
seguinte:

"
$print = printer_open(); //chama a impressora padrão do sistema
printer_start_doc($print,$diretorio); //diretorio é o nome do arquivo texto
gerado
printer_start_page($print);
printer_close_page($print);
printer_close_doc($print);
printer_close($print);
"
Contudo, ele só puxa a folha, mas não imprime nada. Este '$diretorio' é
gerado no decorrer do meu script e existe realmente (consigo acessá-lo
normalmente).

Fico no aguardo de uma "luz"...e agradeço, desde já, quem se interessou por
minha dúvida.

Guto!

  _____

Enviada em: terça-feira, 16 de dezembro de 2008 01:13
Para: [hidden email]
Assunto: Re: [php-pt] Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP +
[...]

Email: anderson@francotecn <mailto:anderson%40francotecnologia.com>
ologia.com
MSN/GTalk: andersonfranco@ <mailto:andersonfranco%40gmail.com> gmail.com
Skype: francotecnologia

2008/12/15 Guto Falcão - Gestão da Qualidade <[hidden email]
<mailto:cqv%40vv.com.br> >

> [...]

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Eric Silva-3
Amigo, você já tentou com fopen na porta LPT1 e depois fwrite com
$diretorio??

2008/12/16 Guto Falcão - Gestão da Qualidade <[hidden email]>

> [...]
> normalmente).
>
> Fico no aguardo de uma "luz"...e agradeço, desde já, quem se interessou por

Eric Silva

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Edgar da Silva (Fly2k)
Em resposta à esta mensagem postada por Gestão da Qualidade
os comandos que ele passou é pra vc sustituir seu `lp -d *`

> [...]

> normalmente).
>
> Fico no aguardo de uma "luz"...e agradeço, desde já, quem se interessou por

Abraços
Edgar Ferreira da Silva
Engenheiro de Software
Campinas - SP
(19) 8110-0733
http://edgarfs.com.br
-----
Aprenda PHP, cole códigos, saiba das vagas de empregos:
http://www.manjaphp.com.br

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

RES: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Marinho (neoCrumb)
Em resposta à esta mensagem postada por Gestão da Qualidade
Oi, Guto.

Via javascript não resolve?

onload="javascript:self.print();"

Teria que alterar seu esquema. Invés de txt geraria um html com tal
instrução no body. Seu script no final do processo chamaria o tal arquivo.

Marinho

  _____

De: php-pt@yahoogrupos. <mailto:php-pt%40yahoogrupos.com.br> com.br
Enviada em: terça-feira, 16 de dezembro de 2008 01:13
Para: php-pt@yahoogrupos. <mailto:php-pt%40yahoogrupos.com.br> com.br
[...]

<mailto:cqv%40vv.com.br>
<mailto:cqv%40vv.com.br> >

> [...]

> Venturoso, Valentini & Cia. Ltda.
> Fone: (16)3810.1702
> email: [hidden email] <mailto:cqv%40vv.com.br>  <mailto:cqv%40vv.com.br>

18:11

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

Edner L. Bertão
Em resposta à esta mensagem postada por Eric Silva-3
Olá !

Bom, uma das poucas coisas que me deixam preocupado com o PHP é a
questão da impressão direto para uma porta LPT, normalmente para
emissão de nota fiscal, mas como pra tudo se dá um jeito...

                echo "
                <script language='Javascript'>
                function gravaArqLocal(destino, texto, tipo) {
                var objArq;
                var arquivo;
                objArq = new ActiveXObject('Scripting.FileSystemObject');
                switch (tipo)
                {
                case 0: // append
                arquivo = objArq.OpenTextFile(destino, 8, 0)
                break;
                case 1: // grava em cima
                arquivo = objArq.CreateTextFile(destino, true)
                break;
                }
                arquivo.Write(texto);
                arquivo.close();
                }

                gravaArqLocal('LPT3', '".$nf."', 1);
                </script>
                ";

Infelizmente, quando usamos fopen, ou qualquer outra coisa, estamos
falando de uma impressão local, ou seja, imprimir onde o sistema está
instalado, mas quando falamos de um sistema que está em rede, temos
que imprimir na estação de trabalho. A rotina acima funciona
perfeitamente em estações Windows, mas tem que estar habilitado para
aceitar activex.

[ ]'s

Edner

2008/12/17 Eric Silva <[hidden email]>:

> Amigo, você já tentou com fopen na porta LPT1 e depois fwrite com
> $diretorio??

Bom dia!!!

Retomando o assunto para impressão de um arquivo-texto pelo PHP (num
servidor WEB em Windows), não compreendi muito bem o script abaixo. Pelo que
entendi, eu devo criar o arquivo texto pelo próprio script e então enviá-lo
à impressora. Se não for, me corrijam...

O que preciso funciona assim: faço uma consulta na base de dados de meu ERP
e seu resultado eu exibo na tela (são pedidos). Em cada pedido, eu
disponibilizo um "check-box" para impressão. Ou seja, se o usuário clicar
neste "check-box" e depois pressionar o botão "Prosseguir" nesta tela, ele
cria um arquivo texto com o pedido "montado" no formato que pretendo
imprimir e solicita ao usuário a seleção da impressora. Novamente ele clica
em um botão "Prosseguir" para, então, imprimir este arquivo. É aqui que não
consigo fazer funcionar. Coloquei o método "GET" no formulário só para
demonstrar como as variáveis são passadas para a "impressão":

http://iso9002/compras/cp_090.php?c_usuario=
<http://iso9002/compras/cp_090.php?c_usuario=&select_prn=HPLaserj&diretorio=
c%3A%5Cspool%5Cviagem_20090123_103344.txt>
&select_prn=HPLaserj&diretorio=c%3A%5Cspool%5Cviagem_20090123_103344.txt

Onde:

select_prn=HPLaserj é a impressora padrão na máquina Windows;
diretório=c:\spool\viagem_20090123_103344.txt o arquivo texto que pretendo
imprimir.

Se eu peço para exibir o arquivo texto na tela, isso ocorre normalmente, o
que quer dizer que é enviado corretamente para uma provável impressão.
Agora, se utilizo os comandos para impressão abaixo:

$impressora = printer_open();
printer_start_doc($impressora, $diretorio);
printer_start_page($impressora);
printer_end_page($impressora);
printer_end_doc($impressora);
printer_close($impressora);

a impressora só puxa uma folha, mas não imprime nada. Tentei fazer um teste,
eliminando o $diretorio e colocando qualquer "blablabla"...mais uma vez, a
impressora puxa a folha, mas não imprime nada.

Será que é complicado fazer isso funcionar? Existe algum truque? Ou tenho
que usar outras implementações (em Javascript, perl etc) para fazer
funcionar?

Mais uma vez, fico no aguardo de cooperação.

Guto!
São Jm da Barra/SP

  _____

Enviada em: sexta-feira, 19 de dezembro de 2008 09:45
Para: [hidden email]

+

> [...]
PHP
eu

<mailto:cqv%40vv.com.br<cqv%2540vv.com.br>>

<mailto:php-pt-unsubscribe%40yahoogroups.com> yahoogroups.com
> Endereço geral do grupo: http://br.groups.
> AJUDA URGENTE VIA CHAT, IRC, ICQ, etc:
> http://br.groups.
3790/> yahoo.com/group/php-pt/links/Ajuda_urgente_via_ch_001060813790/
> Questões de PHP mais difíceis não respondidas aqui: http://br.groups.
yahoo.com/group/php-especialistas/
> Ofertas de emprego: http://br.groups.
yahoo.com/group/php-empregos/
> Treinamento e certificação em PHP: http://br.groups.
yahoo.com/group/php-treinamento/
> Outras listas de interesse para quem desenvolve em PHP:
> http://br.groups.
yahoo.com/group/php-pt/links/OutrasListas_001005680122/
<http://www.phpclasses.org/> es.org/
> Artigos em Português:
> http://phpbrasil. <http://phpbrasil.com/Links> com/Links do Yahoo! Grupos

Denunciar Conteúdo como Inapropriado

Re: RES: Imprimir de um arquivo texto para impressora -> PHP + Apache + Windows + impressora Laser

José Ricardo Borba
Você dá algum comando PCL para esta impressora Laser ???
Se está enviando somente o texto, acredito que não vai não. A impressora
precisa da página "montada" para imprimir, com caracteres de controle
para saber o início e o final da página.

Procure por comandos PCL no oráculo.

Abraço.

Ricardo

Guto Falcão - Gestão da Qualidade escreveu:

> [...]
> funcionar?
>
> Mais uma vez, fico no aguardo de cooperação.

>>> printer_start_page($print);
>>> printer_close_page($print);
>>> printer_close_doc($print);
>>> printer_close($print);

> [...]
> AJUDA URGENTE VIA CHAT, IRC, ICQ, etc:
> Outras listas de interesse para quem desenvolve em PHP:

Carregando...